“Os valores são os blocos de construção fundamentais da cultura, de modo que as organizações baseadas em valores tendem a ser orientadas pela cultura.”
– John Waid, CEO, CE
Na imagem acima, o KFC é Orientado à Estratégia e o Chick-fil-A (CFA) é Orientado à Cultura. A cultura bem definida da CFA faz com que todos conheçam e vivam o propósito, a missão, os valores e os princípios de comportamento da empresa. Por que isso importa? Grandes culturas são sobre comportamentos previsíveis de melhores práticas (não apenas estratégias, processos ou sistemas). Todos os funcionários das lojas Chick-fil-A são contratados e treinados para atuar de forma bastante previsível e também para executar grandes estratégias e processos. Os banheiros e pisos estão sempre limpos. Todo líder, gerente e funcionário “sorri com os dentes”, envolve você na conversa e diz “É um prazer” depois que você diz “obrigado” todas as vezes. Isso não acontece no KFC, McDonald’s, Wendy’s ou quase qualquer outra rede de fast food. É por isso que as lojas da CFA estão cheias e porque os carros estão enrolados no estacionamento.
Poucos têm comportamentos previsíveis em seu povo. Isso significa que o Chick-fil-A supera o KFC de 3 para 1 em 2015 e de 5 para 1 em 2020 por loja enquanto está fechado no domingo. A CFA também supera o McDonald’s de 2 para 1 por loja e acaba de se tornar a 2ª maior cadeia de fast-food do mundo (com base na receita total) com menos da metade das lojas. A CFA também supera todas as outras cadeias em quase todos os elementos e obtém uma das classificações mais altas de CX (Experiência do Cliente) do setor. Eles também têm uma taxa de retenção de funcionários de 95%. Ser Culture-Driven significa que a cultura conduz os processos e estratégias e não o contrário. É por isso que “Culture Eats Strategy for Breakfast, Lunch and Dinner” no Chick-fil-A.
Simplesmente falando, você prefere ser Chick-fil-A ou KFC?
As empresas e equipes que querem ser Orientadas pela Cultura começam mantendo seu Propósito, Missão, Valores e Comportamentos KISS (Keep it Short and Simple) e tê-los por escrito, treinados e vividos. Para que isso aconteça, os líderes precisam mudar suas mentalidades e comportamentos quando se trata de cultura, de pensar que é algo que eles já fazem para torná-lo uma faceta importante do que eles realmente fazem.
As empresas e equipes que querem ser Orientadas pela Cultura começam mantendo seu Propósito, Missão, Valores e Comportamentos KISS (Keep it Short and Simple) e tê-los por escrito, treinados e vividos. Para que isso aconteça, os líderes precisam mudar suas mentalidades e comportamentos quando se trata de cultura, de pensar que é algo que eles já fazem para torná-lo uma faceta importante do que eles realmente fazem.
Sócio C3 – Executivo, Autor, Consultor, Facilitador, Coach.
Sócio C3 – Executivo, Autor, Consultor, Facilitador, Coach.